Hello world

Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!

É chegado o momento de fazer um balanço do que realizamos…

É chegado o momento de fazer um balanço do que realizamos e criar novos planos. Anualmente, milhões de pessoas fazem promessas e definem listas de resoluções inspiradas pelo novo ano. As mais comuns envolvem emagrecer, parar de procrastinar, encontrar um grande amor e, obviamente, ganhar mais dinheiro. Garanto que você já fez sua lista um dia ou, até mesmo, está vivendo esse processo neste momento. E com certeza, surge a pergunta: – “será que isso dá certo, funciona mesmo?”

Bom, as pesquisas sobre resoluções de ano novo mostram taxas de sucesso baixas e apenas 20%, aproximadamente, conseguem manter o planejado. Espere, não pare de ler, não desanime, pois aqueles que persistem têm 10 vezes mais chances de alcançar as metas traçadas. Sendo assim, vale, sim, ansiar por novos desafios e mudanças.

Para facilitar e ampliar suas chances, a seguir listo algumas dicas e possíveis riscos envolvidos em planejar e manter ações que nos aproximem de nossas tão desejadas metas de melhoria. Para começar, considere quem é e o que é realmente relevante para si. Fazer ou querer algo que todos querem ou que alguém, por mais querido, deseja para nós é um dos grandes fatores de insucesso.

Ainda, se já tentou algo várias vezes e não conseguiu é por que não fez o que realmente precisava fazer, inclusive ser sincero se é algo verdadeiramente factível, além de considerar o real tamanho do esforço necessário. Ao levantarmos os possíveis obstáculos e dificuldades que serão enfrentados, definimos metas realizáveis e não sonhos intangíveis. A ideia de se tornar uma pessoa rica sempre passa na cabeça de todos, pelo menos em algum momento de sua vida, seja para apostar na mega-sena da virada, mas e se ao invés de apenas contarmos com a sorte, criássemos planos que nos aproximam de uma vida financeira mais saudável, da realização profissional ou de um novo emprego? Que tal?

Então aqui vão algumas dicas:
• Comece com um comportamento ou propósito por vez, se tentar tudo ao mesmo tempo, ao final não terá completado nada.
• Escolha algo significativo, levante os obstáculos e dificuldades de forma realista e crie planos para superá-los. Por exemplo, se quer economizar dinheiro, ir ao shopping com frequência ou sair todos os finais de semana serão tentações que exigem estratégias pré-definidas de enfrentamento.
• Defina uma meta clara. Economizar dinheiro é muito genérico, defina quanto quer economizar nos próximos três meses ou no próximo ano. Tenha um valor final específico em mente desde o início.
• Para que não desista rápido, crie metas menores que envolvam períodos de tempo mais curtos: diários, semanais, quinzenais ou mensais. Assim poderá perceber os ganhos de forma mais imediata. São as experiências sentidas de ganhos imediatos que nos auxiliam a perseverar.
• Os primeiros dias e semanas são os mais importantes e difíceis. Desafie-se transformando a experiência em algo explosivo, realmente significativo, mas, contudo, possível, sem esquecer das tentações. Assim que perceber que consegue, ganhará mais disposição para prosseguir.
• Continue em movimento. Um pouco cada dia é melhor do que nada! Se não deu para cortar custos hoje, abra mão do docinho ou do cafezinho e, assim, pelo menos uma pequena economia será feita. Se quer uma nova oportunidade profissional, fale com pelo menos um novo contato.
• Se hoje está difícil manter o foco, negocie consigo mesmo e permita-se um pequeno deslize, mas não caia no efeito JACK… Já que…, então agora vou enfiar o pé na jaca. Não, de forma alguma, melhor se permitir um pequeno indulto do que desistir
• Para os momentos de tentação, ter cartas curingas na manga podem ser a salvação. Planeje previamente possíveis concessões em seu plano para os momentos difíceis e use-os com parcimônia. Negar-se algo completamente é um dos erros que pode lhe fazer desistir e até tornar a situação prévia pior do que era.
• Peça a colaboração de pessoas de sua confiança e compartilhe seus planos. Busque pessoas que realmente irão lhe apoiar, pois alguns entes queridos sem perceber são nossos piores inimigos e

nos desanimam com medo de nos ver frustrados.
• Mantenha controle do processo: crie um diário em que possa marcar vitórias, ganhos parciais, momentos de tentação e listar as dificuldades.

Parece simples? Mas não é, exige controle e força de vontade, pois para qualquer realização é necessário esforço. Contudo, a satisfação de estar em busca do que se deseja é sempre uma sensação engrandecedora. Atingir as metas então, indescritível. Desejo-lhe sucesso e espero que essas dicas lhe auxiliem a ser uma pessoa mais empreendedora e realizada em 2019!

Valéria Blanco
Coach Executiva e Corporativa
Consultora em Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Talentos

Faça parte da nossa rede de profissionais.
Clique aqui e cadastre seu currículo.